Logo Header

Pix, entenda tudo sobre essa nova forma de pagamento

pix

O Pix é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, ele permite transferências financeiras de forma rápida, prática e segura. Sendo assim, mais uma opção de pagamento mediante as já existentes.

Esse método tem conquistado os brasileiros, por ser uma alternativa mais fácil de usar e, além de tudo, gratuita. Em estatísticas divulgadas pelo Bacen de setembro de 2021, as transações feitas com o Pix ultrapassaram as realizadas por outros meios de pagamento, como TEDs/DOCs, boletos e cheques.

Além disso, a pesquisa aponta que o Pix acumulou mais de 348 milhões de chaves cadastradas até o mês de outubro do mesmo ano, sendo mais de 1.6 bilhão de transações apenas no primeiro ano de funcionamento.

Como o Pix funciona?

Com o Pix, é possível transferir gratuitamente valores sem limitação direcionada ao banco de origem e recebedor, sem contar que esse tipo de transferência fica disponível a qualquer dia e horário, até mesmo em finais de semana e feriados.

Para utilizar, basta entrar no app do seu banco e cadastrar uma chave, que pode ser um número de celular, e-mail, o seu CPF, ou qualquer outra chave aleatória que o banco poderá sugerir. Outro fator, é que há a possibilidade do pagamento ser realizado através de uma conta de pagamento pré-paga, conta poupança ou conta corrente.

pix

Vantagens do Pix

O consumidor que utiliza o Pix como meio de pagamento não necessita mais do uso de cartão físico ou de inserir uma senha ao realizar uma compra, dispensando a dependência deste item, que antes, era fundamental para fazer transações. Isso tem facilitado muito a vida dos brasileiros, que, com apenas o celular e um aplicativo, conseguem realizar pagamentos sem mais complicações.

Para os comerciantes também há vantagens, já que as taxas sobre o faturamento para as maquininhas de cartão se tornam bem menores com o uso do Pix durante as vendas.

Por isso, as principais vantagens de se utilizar o Pix são consideradas a segurança e agilidade da transferência, redução de dependência do dinheiro físico, bem como cartões de crédito e débito, conveniência, completa disponibilidade e inclusão financeira a maior parte da população.

Equipe Inovanti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *